Craques para sempre: Nélson de Jesus, goleiro Dida

Multicampeão, Nélson de Jesus da Silva, mais conhecido simplesmente como Dida (Irará, 7 de outubro de 1973), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como goleiro, Nélson de Jesus Silva nasceu em 7 de outubro de 1973 na cidade de Irará, no estado da Bahia, e é um dos oito filhos, juntamente com cinco irmãs e dois irmãos. 


-Ele foi criado em Lagoa da Canoa, no estado de Alagoas, para onde sua família se mudou quando ele tinha apenas três meses de idade. Iniciou no esporte através do vôlei, que ele jogou com seus irmãos, até que migrou para o futsal. Sua posição preferida sempre foi a de goleiro. Torcedor do Flamengo, aos 13 anos ele fundou com seus amigos o Flamenguinho, um time modesto com os amigos do bairro onde morava.

- Seu apelido surgiu graças a Dida, ex-atacante flamenguista, enquanto seus ídolos do futebol eram o goleiro Rinat Dasayev e o futuro companheiro de Seleção Taffarel, que teve boas atuações na Itália e na Turquia e foi um dos pioneiros para o sucesso dos goleiros brasileiros em clubes europeus. 
-Em 1990, aos 17 anos, Dida fez sua estreia no futebol com o extinto time alagoano, o Cruzeiro de Arapiraca. 

Dois anos depois, ele foi para as categorias de base do Vitória, onde subiu para o profissional e conquistou o Campeonato Baiano de 1992. Em 1993, depois de ser campeão da Copa do Mundo Sub-20, Dida foi titular em 24 partidas do Vitória, vice-campeão do Campeonato Brasileiro. 

-Aos 20 anos, se tornou o mais jovem ganhador do Prêmio Bola de Prata da Revista Placar e foi eleito o melhor goleiro do Brasileirão.


- Era um especialista em defesas de pênaltis, sendo chamado por muitos de "Rei dos Pênaltis". Depois de iniciar sua carreira no início dos anos 1990 com o Vitória, Dida tornou-se um especialista em defesas de pênalti com o Cruzeiro e com o Corinthians. 

-Ele é talvez mais lembrado por seu sucesso e por sua passagem de dez anos no Milan de 2000 a 2010, onde se estabeleceu como um dos melhores goleiros do mundo, devido à sua habilidade e comando de jogo.

- Dida ganhou vários troféus e prêmios individuais com o clube. Venceu um Campeonato Italiano e duas vezes a Liga dos Campeões com o Milan, onde a primeira dessas vitórias chegou depois que ele pegou três penalidades na final de 2003 contra a rival Juventus. Um dos quatro goleiros rubro-negros com mais de 300 aparições no total de carreira, Dida foi introduzido no Hall da Fama do Milan em 2014, e juntou-se a outros ex-jogadores do clube para vários eventos off-pitch e partidas de exibição após a sua saída em 2010. 

Depois de uma ausência de dois anos sem jogar, ele retornou ao Brasil em 2012, atuando por três equipes: Portuguesa, Grêmio e Internacional. Em âmbito internacional, Dida disputou 91 partidas em onze anos pela Seleção Brasileira, vencendo uma Copa América, duas Copas das Confederações, uma Copa do Mundo e ganhando uma medalha olímpica de bronze. 

-É o jogador mais bem sucedido da história da Copa das Confederações. Dida quebrou uma barreira de cor durante a Copa América 1999, por ser o primeiro goleiro negro desde Moacyr Barbosa meio século antes. É o primeiro goleiro brasileiro a ser nomeado para o Prêmio FIFA Ballon d'Or e o primeiro bicampeão do Mundial de Clubes da FIFA, indicado sete vezes ao prêmio de Melhor Goleiro do mundo da IFFHS e é um de apenas nove jogadores que ganharam tanto a Liga dos Campeões quanto a Copa Libertadores da América. 

-Foi eleito o melhor goleiro da América Latina do século XXI pela IFFHS, e é amplamente classificado entre os melhores goleiros brasileiros de todos os tempos ao lado de Marcos, Rogério Ceni, Taffarel e Emerson Leão.

 

De expressão séria e focada, pouca mídia e nada de oba - oba, um dos melhores goleiros da história do futebol brasileiro, capaz de pegar 3 pênaltis em uma final de Champions League - campeão de tudo! 


 7x campeão estadual 🏆 
1x campeão brasileiro 🏆 
2x campeão da Copa do Brasil 🏆 
1x campeão da Libertadores 🏆 
2x campeão do Mundial de Clubes 🏆 
1x campeão da Copa do Mundo 🏆 
1x campeão da Copa América 🏆 
2x campeão da Copa das Confederações 🏆 
2x campeão da Champions 🏆 
1x campeão italiano 🏆 
1x campeão da Copa da Itália 
🎖Eleito melhor goleiro do mundo em 2004
3 Copas no currículo (98, 02 e 06) 

*Prazer: Nélson de Jesus e Silva (Dida)


        *Publicação: Goleiros pelo Brasil br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

😃 Modalidades olímpicas: Judô

Modalidades olímpicas: A esgrima