*Cianortense ''fez bonito'' no brasileiro de Dhuatlon - entenda melhor essa modalidade
O cianortense Silvinho conquistou no último domingo, 03, em Barueri SP o segundo lugar no brasileiro de Dhuatlon, de quebra o atleta ainda conquistou mais uma vez a vaga para o Mundial da categoria, que deve ser disputado na Espanha em 2022.
- Tratou - se de uma disputada intensa e dura, a competição de nível nacional teve o Cianortense Silvio Fernando Floriano no pódio ocupando o 2º lugar.
- O Duathlon é uma modalidade que prevê o treinamento de alta intensidade em duas atividades físicas: a corrida e o ciclismo, que são realizadas de forma consecutiva e sem interrupção. É uma variação do Triathlon , que também une a natação.
No Brasil e na Europa, são realizados vários eventos para incentivar a modalidade. Por aqui, a modalidade é bastante popular com competições como Thunderman Duathlon, Cross Country Duathlon, Trirex Duathlon ou Duoman Duathlon, entre várias outras.
O Duathlon training (treinamento de Duathlon) costuma ser realizado para uma distância padrão. Normalmente, começa com uma corrida com um trecho maior, depois vem a hora de pedalar e então o atleta retoma a corrida com um percurso menor, com exceção das provas denominadas Long Distance.
A prova de Duathlon de maior duração é realizada pelo NY Triathlon Club, que fica na região da cidade de Nova York (EUA).
Segundo a ITU (União Internacional de Triathlon), nas provas, são três principais distâncias que podem ser percorridas no Duathlon:
Sprint: 5km
corrida – 20km
ciclismo – 2,5km
corrida.
Standard: 10km
corrida – 40km
ciclismo – 5km
corrida
Long distance: 10km
corrida – 150km ciclismo – 30km
corrida
*Benefícios do Duathlon
Por ser um treinamento aeróbico de alta intensidade; o Duathlon terá diversos benefícios para o organismo:
Grande queima de calorias;
Melhoria da circulação sanguínea;
Ganho na disposição física;
Fortalecimento muscular;
Aumento de resistência;
Melhoria do sistema cardiorrespiratório;
Estimula a socialização;
Alivia o estresse;
Promove redução de quadros de ansiedade e depressão.
Os benefícios emocionais da prática são grandes porque ao correr, pedalar e até a emoção das transições entre as atividades vão gerar uma grande sensação de autoestima e confiança.
Como treinar para o duathlon?
Por ser uma modalidade de alta intensidade, antes de iniciar o treinamento é importante pedir uma autorização médica.
Como os percursos do Duathlon são longos, é muito importante que cada atleta respeite o próprio limite na hora de treinar.
Ideal é que quem está interessado em praticar Duathlon não faça os treinos de corrida e ciclismo separadamente, porque se a pessoa tiver intenção de competir, já vai ficar familiarizada com a alta intensidade e performance necessárias para as provas.
O alongamento antes e depois dos exercícios também é bastante importante para realizar os treinos e provas de Duathlon para melhorar a flexibilidade, que é muito importante para a prática, porque amplitude de movimento será fundamental para um bom desempenho.
Além disso, não esqueça que para as provas, o atleta também vai precisar de alguns acessórios indispensáveis como: roupas, tênis, meias (apropriadas), óculos escuros, boné, protetor solar, cinto de corrida e, claro, a bike Duathlon.
Alimentação e hidratação
-A alimentação de quem pratica Duathlon também precisa ser muito equilibrada porque exige uma grande queima de calorias. Para ter melhor performance, é importante buscar ajuda nutricional.
Esse auxílio é importante porque momentos antes da hora da prova e até no dia anterior, a ingestão de carboidratos precisa ser eficaz. E, claro, a hidratação é indispensável para manter o atleta em ritmo alto.
O Duathlon pode ser realizado ao ar livre, porém, a Cia tem aulas de Duathlon Indoor que prevê metade do tempo em bike e a outra metade de corrida para desenvolvimento de força, resistência e potência.
As aulas duram cerca de 1 hora.
*Pesquisa: Max Sanders Smith e Magno Moreira
Comentários
Postar um comentário