😏 Há mais de 60 anos o Bangu/ RJ era campeão mundial 🤗

Neste torneio o Bangu goleou a equipe italiana do Sampdoria no dia 4/7/1960
– Bangu 4×0 Sampdoria  no Estádio Polo Grounds 

🙂 A International Soccer League – ISL, conhecida também pelo nome “New York International Tournament” ou “Torneio Mundial de Nova York” – como ficou conhecida no Brasil – foi uma competição de futebol realizada em Nova York (EUA) entre os anos de 1960 e 1965. O time carioca  conhecido por ''Esquadrão Imortal'' tinha no elenco, Válter, Beto e Ademir da Guia que depois foi ser craque do Palmeiras e convocado pra servir o Brasil na Copa de 1974 na Alemanha Ocidental. 😥 
 
😆 Os Alvirrubros venceram torneio chancelado pela Fifa em Nova York que aconteceu em 1960 a conquista da Internacional Soccer League   completou  60 anos. 

Tal marca é a representação de um dos títulos mais importantes do Bangu no seu rol de grandes conquistas, equivalendo tal consagração ao mundial interclubes. 

 
Criada pelo estadunidense Will “Bill” Cox, a Internacional Soccer League foi realizada em Nova York, em 1960. Sob supervisão do então secretário-geral vice-presidente da FIFA, Stanley Rous, esta foi uma importante iniciativa para a modernização dos grandes torneios, que futuramente gerou o Mundial Interclubes. Há época vários jornais do país olhavam para a Internacional Soccer League como torneio mundial de futebol, inclusive recebendo destaque na Folha de São Paulo, em janeiro de 1960. 

 
Dois anos antes da ISL, o Brasil havia conquistado a Copa do Mundo, tão logo, os olhos do mundo se voltavam ao país como um dos representantes de força no futebol. Vice-campeão Carioca de 1959, o Bangu recebeu o convite para participar da competição após a desistência do Fluminense, que optou por dar foco ao estadual de 1960. A delegação do Bangu então embarcou em 30 de junho de 1960 com 17 atletas e sua comissão técnica. 

Elba Pádua Lima, o Tim, era o técnico e com eles também estavam o chefe de delegação Sérgio Vasconcelos, o médico Ivan Cortês e jornalista Antônio Cordeiro. Dividido em dois grupos, a competição trazia no Grupo 2 ao lado do Bangu, as equipes Estrela Vermelha de Belgrado, Sampdoria, Sporting, IFK Norrköping e Rapid Wien. 
A outra chave era composta por Kilmarnock, Burnley, Nice, New York Americans, Bayern de Munique e Gievanon F.C. 



 Mostrando qualidade técnica impecável, o Bangu virou sensação da competição, tendo em seus jogos uma média de 15 mil espectadores. Com a dupla Zé Maria e Luis se destacando na fase de grupos como os artilheiros da equipe, com cinco gols cada, o time da Zona Oeste carioca passou com louvor para a fase final. 

Campanha do Bangu na fase grupos 

4/7/1960 – Bangu 4×0 Sampdoria – Estádio Polo Grounds 
10/7/1960 – Bangu 3×2 Rapid Wien – Estádio Polo Grounds 
16/7/1960 – Bangu 5 x 1 Sporting – Estádio Polo Grounds 
20/7/1960 – Bangu 0x0 IFK Norrköping – Estádio Polo Grounds 
31/7/1960 – Bangu 2×0 Estrela Vermelha de Belgrado – Estádio Polo Grounds 
 Em jogo único, em 6 de agosto de 1960, o Bangu teve pela frente os escoceses do Kilmarnock na final do torneio. 

Dois gols de Válter selaram a vitória e a consolidação do título banguense, no Estádio Polo Grounds. E num ato histórico, os próprios adversários carregaram o capitão do Bangu Décio Esteves nos braços.

https://www.bangu-ac.com.br
Pesquisa: Magno Moreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

😃 Modalidades olímpicas: Judô

Modalidades olímpicas: A esgrima