Copa América o mais antigo campeonato mundial de seleções
A Copa América, conhecido até 1975 como Campeonato Sul-Americano de Futebol (Campeonato Sudamericano de Fútbol em espanhol) é a principal competição entre seleções de futebol das nações da CONMEBOL. Este torneio tornou-se o mais antigo do mundo ao nível de seleções após os Jogos Olímpicos de Londres de 1948, sendo que após está edição as olimpíadas começaram a ser disputadas por seleções que não são considerada as principais, e logo quando em 1984 o British Home Championship foi abolido. A competição determina o campeão continental da América do Sul.
Desde a década de 1990, equipes da América do Norte e da Ásia também foram convidadas a participar. Desde 1993, o torneio tem geralmente 12 equipes – todas as 10 equipes da CONMEBOL e duas equipes adicionais de outras confederações. O México participou de todos os torneios desde 1993, com uma equipe adicional da CONCACAF, exceto em 1999, quando a equipe do Japão completou a lista de 12 equipes. A edição 2016 do evento, Copa América Centenário, contou com dezesseis equipes, com seis equipes da CONCACAF, além das 10 da CONMEBOL.
Video - Brasil campeão em 1989
O Uruguai tem o maior número de campeonatos na história do torneio, com 15 copas, enquanto o atual campeão, o Chile, tem duas copas. A Argentina, que sediou a edição inaugural em 1916, sediou o torneio na maioria das vezes, tendo sido anfitriã nove vezes. Os Estados Unidos são o único país não-CONMEBOL a sediar, tendo sediado o evento em 2016. Em três ocasiões (em 1975, 1979 e 1983), o torneio foi realizado em vários países da América do Sul. O campeão vigente, desde que faça parte da CONMEBOL, tem o direito de participar da próxima edição da Copa das Confederações da FIFA, mas não é obrigado a fazê-lo. A Copa América é o terceiro torneio internacional de futebol mais popular, depois da Copa do Mundo da FIFA e da Eurocopa.
Brasil campeão de 2007
Veja todos os vencedores do torneio Sul Americano clicando aqui
Pesquisa - Magno Moreira
Fonte - ttps://www.campeoesdofutebol.com.br
Comentários
Postar um comentário