Modalidades olímpicas: O que é o Remo?

 

O desafio de atingir primeiro algum objetivo usando barcos a remo existe desde a Antiguidade. Ganhou caráter de esporte com os ingleses no século XIX, a partir da criação de clubes às margens do rio Tâmisa, que corta Londres, e da realização de regatas entre universidades, com barcos distribuídos em classes segundo sua estrutura, peso e comprimento, além do número de remadores. 

 A proliferação da prática em diversos países levou à criação da Fédération Internacionale dês Sociétés d'Aviron (FISA), a mais antiga entidade do gênero no mundo, fundada em 1892. 

Quatro anos depois, o remo estaria na primeira Olimpíada moderna, mas as condições do tempo em Atenas impediram a realização das provas, adiando a estreia para 1900, em Paris. Desde então, o esporte integrou o programa de todos os Jogos Olímpicos. Atualmente existem oito classes de barcos nas principais competições internacionais, com um, dois, quatro ou oito remadores. 

Os chamados de “palamenta dupla” — Single Skiff (1x), Double Skiff (2x) e Four Skiff, (4x) — têm dois remos por atleta. 

Palamenta Dupla 
single-skiff Single Skiff (1x) Um remador com dois remos Peso do barco: 14 kg Comprimento: 8,20 m Tamanho do remo: 2,98 m Double Skiff Double Skiff (2x) 

 Dois remadores com dois remos Peso do barco: 27 kg Comprimento: 10,40 m Tamanho do remo: 2,98 m Four Skiff Four Skiff (4x) 

 Quatro remadores com dois remos Peso do barco: 52 kg Comprimento: 13,40 m Tamanho do remo: 2,98 m 

 Os barcos com um remo por atleta (“palamenta simples”) podem ser com ou sem timoneiro, à exceção do Oito, que sempre leva o responsável pelo leme: Dois Com (2+), Dois Sem (2-), Quatro Com (4+), Quatro Sem (4-), Oito Com (8+). 

 Palamenta Simples Dois Com (+) Dois Com (2+) 
 Dois remadores com apenas um remo para cada atleta. Com timoneiro Peso do barco: 27 kg Comprimento: 10,40 m Tamanho do remo: 2,98 m Dois Sem (-) Dois Sem (2-) Dois remadores com apenas um remo para cada atleta. Sem timoneiro Peso do barco: 27 kg Comprimento: 10,40 m Tamanho do remo: 2,98 m Quatro (+) Quatro Com (4+) Quatro remadores com apenas um remo para cada atleta. Com timoneiro Peso do barco: 50 kg Comprimento: 13,40 m Tamanho do remo: 2,98 m Quatro Sem (4-) (1x) Quatro Sem (4-) (1x) Quatro remadores com apenas um remo para cada atleta. Sem timoneiro Peso do barco: 50 kg Comprimento: 13,40 m Tamanho do remo: 2,98 m oito-com Oito Com (8+) Oito remadores com apenas um remo para cada atleta. Com timoneiro Peso do barco: 96 kg Comprimento: 19,90 m Tamanho do remo: 2,98 m Além do tipo de barco, os atletas são separados em categorias por idade: Júnior, até 18 anos; Sub-23, até 23 anos; Sênior, sem limite. As duas últimas são divididas por peso: Leve e Aberta. Nas provas individuais de Peso Leve, o máximo é de 59kg no Feminino e 72,5kg no Masculino, e a média do barco nas provas coletivas não pode superar 57kg, entre as mulheres, e 70kg entre os homens. As provas são sempre em lagos, lagoas ou rios de águas calmas, em geral na distância olímpica de 2.000 metros. Assim como a natação, o remo trabalha todos os grupamentos musculares do corpo humano, com benefício para os sistemas cardiorrespiratório e cardiovascular, podendo ser praticado por qualquer faixa etárias. Em algumas competições há provas nas categorias Infantil (até 14 anos) e Máster (acima de 27 anos, desde que tenha ficado pelo menos um ano sem competir, até mais de 85).

 Não há contra-indicação específica para a prática da modalidade, que inclui pessoas com deficiências físicas e visuais através do remo adaptado, integrante dos Jogos Paralímpicos desde Pequim 2008. Como em todos os esportes, para atingir o alto rendimento é preciso determinação e disciplina, pois o treinamento é pesado e sistemático. Mas recompensador, com ou sem medalha, dentro e fora d'água.

CBR

PESQUISA: MARLON FELIPE SALES DE MORAES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

😃 Modalidades olímpicas: Judô

Modalidades olímpicas: A esgrima