Heróis olímpicos : Zatopek, a locomotiva humana

Emil Zátopek (Kopřivnice, 19 de setembro de 1922 — Praga, 22 de novembro de 2000) foi um notável atleta checo

 
Em 2012, foi imortalizado no Hall da Fama do atletismo, criado no mesmo ano como parte das celebrações pelo centenário da IAAF.Sexto filho de uma família pobre, tornou-se um dos maiores nomes do atletismo em todos os tempos e recebeu o apelido de "Locomotiva de Praga" ou "Locomotiva Humana".

 


O tcheco Emil Zatopek é, ao lado do finlandês Paavo Nurmi, o maior nome das corridas de longa distância da história dos Jogos Olímpicos. Se Nurmi é até hoje o recordista de medalhas do atletismo, Zatopek conseguiu um feito inigualável.
Foi campeão de todas as provas de fundo, 5.000 m, 10.000 m e maratona, na mesma Olimpíada, em Helsinque-1952. Sexto filho de uma família pobre da então Tchecoslováquia, Emil Zatopek se tornou mundialmente conhecido como a “Locomotiva Humana”. 

Ao todo, ele bateu vinte recordes mundiais em variadas distâncias. O regime pesado de treinamentos a que foi submetido durante toda a carreira lhe rendeu resultado logo em sua primeira participação em Jogos Olímpicos. 


Em Londres-1948, quando tinha 26 anos, conquistou a medalha de ouro nos 10.000 m e ficou com a prata nos 5.000 m. Em Helsinque-1952, Emil Zatopek, com 30 anos, entrou para a história. A Locomotiva Humana não teve adversários aos vencer as três provas de longa distância que disputou: os 5.000 m, os 10.000 m e a maratona. 

 
Em 1953, Emil Zatopek esteve no Brasil para disputar a Corrida de São Silvestre, realizada sempre no último dia de cada ano. Na prova, realizada pelas ruas de São Paulo, o tcheco venceu com extrema facilidade.

POR OLIMPÍADA TODO DIA

      PESQUISA: MAGNO MOREIRA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

😃 Modalidades olímpicas: Judô

Modalidades olímpicas: A esgrima