Tiro de ouro - Tiro esportivo rendeu a primeira medalha olímpica para o Brasil
A próxima edição de jogos olímpicos acontece no ano que vem, 2020, em Tóquio no Japão e este blog já dá início a conteúdos que falam da história das Olímpiadas, agora vamos `falar` da primeira medalha olímpica do Brasil, vamos lá - Matéria de primeira página no periódico maranhense “O Jornal”, que no dia 7 de agosto de 1920 trazia a seguinte manchete: O Brasil nas Olimpíadas – Um campeão brazileiro.
Telegramas da Bélgica dizem que o boletim oficial do Comitê Olímpico proclama o sr. Guilherme Paraense campeão mundial de tiro de revolver, obtendo 274…” Sobre o mesmo tema, o periódico Fon-Fon, na edição de número 32, publicava:
O Brasil, que no último campeonato sul-americano, já levantára as victorias de natação, water-polo e foot-ball, ao entrar nas Olympíadas de Antuérpia, acaba de alcançar duas grandes victorias mundiaes, levando o 1º lugar no tiro de revolver, com o Tenente Guilherme Paraense…, e o segundo lugar nas provas de pistola onde o Dr. Afrânio Costa, chefe da nossa delegação de tiro (no medalhão) obteve 489 pontos, num total de 500, tendo só uma diferença de 7 para o 1º… Militar do exército brasileiro, com a patente de tenente, venceu a prova de pistola rápida, acertando a mosca na prova de desempate, conquistando a primeira medalha de ouro olímpica brasileira, em 3 de agosto de 1920.
O Tiro esportivo é uma das modalidades presentes nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A seguir, a reprodução de um trecho sobre o esporte que está disponível do sítio oficial do evento: Como esporte, o tiro se misturou muito com a prática militar, que pode ser considerada a origem da modalidade. As linhas de tiro utilizadas nos combates serviram como modelo para as primeiras competições, com disputas nas posições deitado, de joelhos e em pé. Em 1867, surgiu o Campo de Instrução de Chalôns, na França, onde foi realizada uma prova de tiro ao alvo com fuzis. Além dos militares, os clubes de caça também deram sua contribuição para a criação do tiro esportivo. A atividade dos caçadores inspirou inclusive algumas das provas que existem atualmente, como skeet e fosso. O tiro esportivo esteve presente nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição, em 1896.
(Fonte: http://www.brasil2016.gov.br)
Pesquisa - Magno Moreira e Sarah Alice Sales de Moraes
Comentários
Postar um comentário