Superclássico das Américas

Superclássico das Américas ou Copa Dr. Nicolas Leoz, antiga Copa Roca, é uma competição de futebol instituída em 1913 - mas disputada pela primeira vez em 1914 - pelo presidente argentino Julio Argentino Roca. É disputada entre as seleções nacionais de Brasil e Argentina. Interrompida desde 1976, a competição voltou a ser disputada em 2011, após acordo entre a Confederação Brasileira de Futebol e Associação do Futebol Argentino, com jogos de ida e volta na Argentina e no Brasil. Até 2012, apenas jogadores que atuavam nos campeonatos nacionais destes países podiam participar, devido ao fato de os jogos não ocorrerem em datas oficiais da FIFA para jogos internacionais (caso ocorressem, os clubes do exterior seriam obrigados a liberar seus jogadores). Até 2014, o Brasil havia vencido o torneio onze vezes e a Argentina, quatro (em 1971, o título foi dividido por ambas as seleções). Na edição de 2012, o jogo de volta na Argentina foi interrompido por falta de luz no estádio da cidade de Resistência. 

O jogo de ida aconteceu em Goiânia no dia 19 de setembro e o jogo de volta foi adiado por mais de 1 mês. O jogo de volta foi realizado no dia 21 de novembro, no estádio La Bombonera. Em Goiânia, o jogo terminou em 2 a 1 para o Brasil, e o jogo de volta, 2 a 1 para a Argentina, com o placar agregado de 3 a 3. A disputa foi, então, decidida nas penalidades máximas, e o Brasil acabou vencendo por 4 a 3. Com esse título, o Brasil se tornou bicampeão do Superclássico das Américas, mas, no geral, o país detinha 10 títulos agregados da antiga Copa Roca e o atual Superclássico das Américas. Em 2013, atendendo a um pedido do então treinador da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, a competição não foi disputada. O retorno da competição aconteceu em 2014, na China, no dia 11 de outubro, no Estádio Ninho do Pássaro. 

Nessa edição, o Brasil mais uma vez saiu vencedor do certame ao bater a Argentina por 2 a 0 em jogo único, estabelecendo, assim, o tricampeonato. Em 2015, a edição estava prevista para acontecer no dia 4 ou 8 de setembro, possivelmente no Canadá. Entretanto, após a prisão dos organizadores do evento nos Estados Unidos, o torneio foi novamente cancelado. Para suprir a ausência do jogo, a Seleção Brasileira enfrentou em amistosos as equipes da Costa Rica e dos Estados Unidos, vencendo as partidas por 1-0 e 4-1, respectivamente. 

A Argentina, por sua vez, goleou a Bolívia por 7-0 e empatou com o México em 2-2. As quatro partidas ocorreram em solo americano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

😃 Modalidades olímpicas: Judô

Modalidades olímpicas: A esgrima