PLACAR - Gabriel Jesus, o ‘9 tático’, encara Lukaku, o ‘9 clássico’

KAZAN – O duelo entre Brasil e Bélgica, pelas quartas de final da Copa do Mundo, na próxima sexta-feira, colocará frente a frente dois camisas 9 de estilos distintos. Gabriel Jesus vem sendo elogiado e respaldado pela comissão técnica da seleção brasileira por sua entrega e importância tática, apesar de ainda não ter marcado no Mundial.

Já o belga Romelu Lukaku, mais alto e forte, é um centroavante “típico”, finalizador de área e já balançou as redes quatro vezes na Rússia – além de também ter mostrado qualidades para abrir espaços e servir os companheiros. Jesus e Lukaku se conhecem bem, já que são rivais no futebol inglês. Na última temporada, o brasileiro foi campeão pelo Manchester City, marcando 13 gols na Premier League. O belga do United marcou 16, exatamente a metade do artilheiro do campeonato, o egípcio Mohamed Salah, do Liverpool – que de centroavante não tem nada. Na Copa do Mundo, no entanto, os números entre os 9 de Brasil e Bélgica estão bem menos equilibrados.

Segundo dados da Fifa, Jesus finalizou cinco vezes no Mundial, apenas uma no gol, e não balançou as redes em quatro partidas. Também deu uma assistência (na verdade errou um domínio que terminou no gol de Philippe Coutinho contra a Costa Rica) e cometeu cinco faltas. Já Lukaku, que realizou um jogo a menos, marcou quatro gols e finalizou oito vezes (cinco na meta e três para fora). Não deu nenhuma assistência na estatística oficial, mas seu “corta-luz” no terceiro gol, de Chadli, diante do Japão, no último lance das oitavas de final, valeu mais que qualquer passe. É menos participativo na defesa que Jesus, mas também cometeu cinco faltas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modalidades olímpicas: A esgrima

😃 Modalidades olímpicas: Judô