VIDEO - 1954, a copa em que o vice-campeão foi o destaque positivo

A Hungria dominava o futebol europeu em 1954 e chegou à Copa da Suíça como a grande favorita para o título. O time húngaro era comandado pelo fabuloso Ferenc Puskas e estava invicto havia quatro anos. A neutralidade mantida pela Suíça na Segunda Guerra Mundial poupou o país da destruição imposta aos outros países pelo conflito. Assim, a Suíça foi escolhida pela Fifa para sediar o quinto Campeonato Mundial de Futebol. Trinta e oito países se inscreveram para disputar as eliminatórias – número recorde até então.


Alemanha perde de 8 para a Hungria

A Argentina, mais uma vez, resolveu não participar.Na copa de 1954 a Alemanha Ocidental não tinha nenhum favoritismo,e foi nesse cenário que a Hungria aplicou uma goleada sobre a Alemanha por 8 a 3, em jogo da primeira Fase da Copa do Mundo 1954.  Os gols foram marcados por Hidegkuti (2), Kocsis (4), Jozsef Toth e Puskas, para a Hungria, e por Herrmann, Pfaff e Rahn, para a Alemanha.Campeã olímpica de 1952. Primeira equipe a derrotar a Inglaterra em solo inglês.

A Hungria atropelou todos os seus adversários até a final, inclusive a própria Alemanha Ocidental por 8 a 3 na primeira fase. Pela segunda Copa seguida, o grande time não levou a taça pra casa. As duas seleções se reencontraram na decisão daquela copa de 1954 em Berna.


A final aconteceu em em 4 de julho de 1954, às 17h, no Estádio Wankdorf, com um público de aproximadamente 60 mil pessoas. A partida, cujo árbitro era o inglês William Ling, inciou-se com a Hungria marcando 2 gols e terminou com a virada histórica da Alemanha, atingindo o placar de 3 x 2. Era o primeiro título que a Alemanha conseguira e a Hungria não disputou mais finais de mundiais.

Pesquisa - Manu Moreira
Coordenação e supervisão - Magno Moreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

😃 Modalidades olímpicas: Judô

Modalidades olímpicas: A esgrima