“Esporte bretão”
De qualquer forma, foram os ingleses que difundiram o futebol internacionalmente, levado principalmente pelos marinheiros ingleses que viajavam pelo mundo a bordo dos navios da marinha britânica. O futebol foi trazido para o Brasil por um jovem anglo-brasileiro, quando retornou de seus estudos na Inglaterra, no fim do século XIX, por volta do ano de 1894, chamado Charles William Miller. Junto com suas bagagens, teria trazido bolas, chuteiras, alguns uniformes e as regras do futebol, dentre outros apetrechos necessários para a prática do novo esporte.
Charles Miller, juntamente com outros jovens de nível social-econômico mais alto que também retornavam de seus estudos na Europa, contagiou de tal forma outros jovens brasileiros, que o futebol se expandiu por várias cidades no Brasil, sendo praticado em colégios, clubes, etc. Ajudaram também na difusão do futebol outros cidadãos ingleses que viviam e trabalhavam no Brasil, que eram funcionários de grandes empresas inglesas, e trabalhavam como engenheiros, técnicos, etc. Inicialmente era um esporte elitizado, porém não demorou muito para que se tornasse praticado também por aqueles de classe trabalhadora inferior, e que, coincidentemente, tinham mais aptidão e capacidade para praticá-lo.
A partir daí, começaram a formar times, com as mesmas regras que tinham aprendido no país inglês. A FIFA (Federação Internacional de Futebol), fundada em Paris, em 21 de maio de 1904, é a entidade que regulamenta o futebol internacional, e sua sede situa-se em Zurique, Suíça. Desde 1930 ela realiza e administra, a cada quatro anos, a Copa do Mundo de Futebol, que é a competição de uma modalidade desportiva mais disputada e popular do mundo.
Comentários
Postar um comentário