VIDEO - Abel Braga de zagueiro a treinador



VIDEO

Ele foi zagueiro e jogou uma Copa com a camisa da Seleção Brasileira hoje é treinador me refiro a Abel Carlos da Silva Braga, mais conhecido apenas como Abel Braga, (Rio de Janeiro, 1 de setembro de 1952), é um ex-futebolista e atual treinador de futebol brasileiro, que atuou como zagueiro. Atualmente é treinador do Fluminense.


Abel Braga começou no Fluminense em 1968, sendo integrado ao elenco profissional em 1971, ano em que conquistou seu primeiro título de campeão carioca, repetindo este feito em 1973, 1975 e 1976 pelo Fluminense. Em 1973, foi emprestado ao Figueirense para disputar o Campeonato Brasileiro daquele ano, tendo atuado em 18 partidas pelo clube catarinense e marcado um gol. Em 1977, transferiu-se para o Vasco da Gama, onde se sagrou campeão carioca novamente, em 1977.


Foi pelo clube de São Januário que Abelão, como também ficou conhecido, se firmou como titular, já que no Fluminense geralmente era reserva (voltando a ser titular da Seleção Brasileira, na época comandada pelo técnico Cláudio Coutinho). Três anos após a sua chegada ao Vasco da Gama, transferiu-se para o exterior. Paris foi seu destino, para defender o Paris Saint-Germain. Permaneceu na França entre os anos de 1978 e 1980, tendo disputado 45 partidas e marcado nove gols, até regressar ao Brasil para jogar pelo Cruzeiro, em 1981, e depois pelo Botafogo, de 1983 a 1984. Em 1985, foi contratado pelo Goytacaz, onde, no mesmo ano, encerrou a carreira.Pela Seleção Brasileira atuou em cinco partidas e pertenceu ao elenco da Copa do Mundo de 1978.

Sua primeira partida foi em 11 de dezembro de 1971 na vitória por 1 a 0 contra o Peru, e sua última partida foi em 25 de maio de 1978, em um empate por 2 a 2 contra a Seleção Gaúcha.A sua carreira como treinador começou no mesmo clube onde ele encerrou a carreira de jogador, o Goytacaz. Formou-se em Educação Física e, no ano seguinte, foi para Portugal treinar o Rio Ave, regressando ao Brasil em 1987 onde treinou o Galicia/BA para depois assumir o comando da equipe do Botafogo, onde já havia trabalhado como jogador. Foi curta a sua passagem pelo alvinegro carioca e, no mesmo ano, seguiu para Recife para treinar o Santa Cruz.Após pendurar as chuteiras, tornou-se treinador e já trabalhou no Vasco da Gama, Internacional, Olympique de Marselha (França), Atlético Paranaense, Coritiba, Atlético Mineiro e Ponte Preta.

Em 2004, Abel assinou contrato com o Flamengo e comandou o rubro-negro nas conquistas da Taça Guanabara e do Campeonato Carioca. Em 2005, ele assinou com o Fluminense, sendo campeão carioca pelo time das Laranjeiras. Em 2006, ele acertou sua transferência para o Internacional de Porto Alegre (RS), levou o Colorado à final do estadual mas perdeu o título para o Grêmio, após um 0 a 0 no estádio Olímpico e um empate em 1 a 1 no Beira-Rio. Abel, que já havia perdido as finais da Copa do Brasil de 2004 e 2005, dirigindo Flamengo e Fluminense, respectivamente, começava a carregar o estigma de vice. Alguns torcedores o chamavam até de "Abel Vice Braga". Porém, em agosto do mesmo ano, após dois duelos memoráveis contra o São Paulo (vitória por 2 a 1, no Morumbi, e empate em 2 a 2, no Beira-Rio), que defendia o título sul-americano, Abel Braga e seus comandados colorados conquistaram a Copa Libertadores da América de 2006 e conseguiram vaga para disputar o Mundial de Clubes da Fifa, no Japão. E no dia 17 de dezembro de 2006, na terra do sol nascente, o estigma de vice ficou definitivamente para trás.

Após a vitória sobre o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho e Deco pelo placar mínimo (Adriano Gabiru marcou aos 37 do segundo tempo), Abel Braga levou o Inter ao seu primeiro título mundial e, finalmente, consolidou uma vitoriosa carreira. Em abril de 2007, o treinador deixou o clube gaúcho e mesmo recebendo uma série de propostas preferiu descansar por um tempo e cuidar da família. Quatro meses depois, novamente procurado pelos dirigentes colorados, assumiu o Inter no lugar de Alexandre Gallo. Após não alcançar a vaga para a Libertadores no Brasileirão de 2007 e cair diante do Sport na Copa do Brasil de 2008, no dia 1º de junho de 2008, Abel pediu demissão e acertou com o Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos. Em 2011, acertou seu retorno para o Flu, para a disputa do Campeonato Brasileiro.

Em 13 de maio de 2012 conquistou o Campeonato Carioca diante do Botafogo e em 11 de novembro do mesmo ano, sagrou-se campeão do Campeonato Brasileiro com três rodadas de antecedência. Após a desclassificação na Libertadores da América e um péssimo início de Campeonato Brasileiro em 2013, a diretoria do Fluminense e a sua parceira, a Unimed, resolveram demitir Abel, em 29 de julho de 2013. No dia 13 de dezembro do mesmo ano, Abel foi contratado pelo Internacional, clube onde foi vitorioso.

Porém, mesmo se classificando para a Libertadores de 2015, preferiu deixar o cargo no dia 15 de dezembro de 2014 por não ter sido procurado pela diretoria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Modalidades olímpicas: A esgrima

😃 Modalidades olímpicas: Judô