F1 - A primeira vitória de Senna na categoria

Estoril, Portugal, dia 21 de abril de 1985. Era um domingo muito chuvoso quando Ayrton Senna pôde, enfim, realizar um dos maiores sonhos de sua vida. O piloto de 25 anos, então já tido como um dos talentos mais promissores do automobilismo mundial, cruzava a linha de chegada de uma corrida da Fórmula 1 na frente pela primeira vez .




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A bordo da Lotus-Renault 97T de pintura marcante, com carroceria preta e linhas douradas, o jovem brasileiro despontou de vez rumo ao estrelato. O carro ainda lhe daria mais uma vitória naquela temporada, no GP da Bélgica, em setembro. Após a brilhante temporada de estreia na categoria máxima, quando surpreendeu o mundo da F-1 ao fazer "milagres" com o carro da modesta equipe Toleman - como na espetacular demonstração de confiança e talento no também chuvoso GP de Mônaco de 1984 -, Senna deu um salto na carreira e procurou um time mais competitivo, adotando o icônico macacão preto da Lotus.
A equipe inglesa era, então, uma das mais tradicionais do grid, mas estava há quase três anos sem vencer. O piloto ainda encontraria alguns desafios pela frente, mas acabaria alcançando a primeira vitória mais rápido do que o esperado.Com problemas elétricos, Ayrton abandonou a primeira etapa de 1985, o GP do Brasil, ainda disputado em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. O resultado, no entanto, não desanimou o piloto. Duas semanas depois, mais adaptado ao equipamento, ele chegou confiante ao circuito de Estoril, palco do GP de Portugal. No treino classificatório, acabou conquistando a primeira de suas 65 poles, ao superar a McLaren do arquirrival Alain Prost.

Porém, viveu um drama a poucas horas da largada. Durante o treino de aquecimento, o motor Renault explodiu, levando junto o câmbio e danificando parte da suspensão. Senna saiu do carro desolado, acreditando que o problema poderia arruinar definitivamente seus planos para a corrida. Mas a sorte começou a virar para o lado do brasileiro. Enquanto os mecânicos da Lotus trabalhavam arduamente para reparar o carro e deixá-lo pronto para a largada, uma verdadeira tempestade desabou sobre o circuito português, estendendo-se até a hora da prova.

E chuva era com ele mesmo. Ainda em sua segunda temporada na categoria, Senna já havia demonstrado que tinha um incomum controle do carro em circunstâncias chuvosas.Com a pista encharcada, o que se viu a partir da largada foi o show de um piloto que corria com a naturalidade de quem acelera em asfalto seco. Ao longo das 67 voltas, a prova ficou marcada por diversas rodadas e batidas, protagonizadas inclusive por competidores já consagrados, como Alain Prost, Nelson Piquet e Keke Rosberg. Senna escapou de rodar por duas vezes, mas conseguiu se manter firme na liderança.

O domínio do jovem brasileiro foi tão impressionante que ele ainda marcou a melhor volta da corrida e deu um giro sobre o terceiro colocado, Patrick Tambay, da Renault. Michelle Alboreto, da Ferrari, foi o segundo, com mais de um minuto de atraso em relação ao vencedor. Quando Ayrton chegou aos boxes, foi recebido calorosamente pelo chefe da Lotus, Peter Warr. Havia quase três anos que o time não vencia uma prova, e todos tinham esperança de que o brasileiro faria a tradicional equipe inglesa reviver seus dias de glória. Naquela temporada, Senna marcou mais sete poles, mas venceu apenas mais uma corrida, 10 etapas depois, no traçado belga de Spa-Francorchamps. Embora o carro e o piloto fossem rápidos, as quebras da Lotus eram muito frequentes.
Mesmo assim, o brasileiro terminou o campeonato em quarto lugar. Nos dois anos seguintes, ele voltaria a vencer mais quatro corridas com a Lotus: na Espanha e nos Estados Unidos em 1986, e em Mônaco e nos Estados Unidos em 1987. O primeiro de seus três títulos viria no ano seguinte, na temporada de estreia pela McLaren-Honda.


pesquisa - Emanuelle Moreira
Supervisão - Magno Moreira

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