Ele fez dupla com Zico no Mengão e foi craque no Flu

Tevez está fresquito na memória. Hoje é dia de fazer o mesmo com Doval. Sua morte, imprevisível como sua vida, completará 27 anos esse ano.Revelado pelo San Lorenzo no famoso time chamado de Los Carasucias pela irreverência, Doval foi trazido ao Flamengo por Tim, seu técnico em Buenos Aires. Daí para fazer história no Rio como ''Louco Doval'' ou ''Diabo Loiro'', o argentino mais carioca que se viu.Narciso Horacio Doval (Buenos Aires, 4 de janeiro de 1944 - Buenos Aires, 12 de outubro de 1991) foi um futebolista argentino naturalizado brasileiro.

VIDEO

Fez sucesso nos rivais Flamengo e Fluminense, sendo admirado por todas as torcidas cariocas. Os dois times que defendeu em seu país natal, San Lorenzo (com o qual é mais identificado na Argentina) e Huracán, curiosamente, também são rivais. Foi descrito como o "argentino mais carioca que existiu" - e, de fato, chegou a ser diplomado como cidadão carioca honorário. "Doval é para o Rio de Janeiro o que Pelé é para o Brasil" foi outro comentário, feito por Manolo Eppelbaum, compatriota que trabalhava como correspondente do jornal argentino Clarín no Brasil.

Fazia sucesso com o público masculino por seu futebol e, com o feminino, pela sua fisionomia de galã. No campo, dosava velocidade e potência em doses iguais, demonstrando também força, valentia, agressividade e fôlego: cansava seus marcadores intercalando piques com paradas em suas investidas pelo ataque, conseguindo assim passar pelas defesas ou cavar faltas para Zico ou Rivellino cobrarem. Oportunista, costumava também antecipar-se aos zagueiros, sendo ainda bom cabeceador. Todavia, era tido como um jogador tão talentoso e extremamente hábil como também indisciplinado e nada responsável.

Considerado não apenas um dos argentinos de maior sucesso no futebol brasileiro, mas também como um dos futebolistas estrangeiros em geral no Brasil: em 2001, dez anos após a sua morte, ficou em terceiro em uma votação da Placar promovida para eleger o melhor forasteiro do Campeonato Brasileiro de Futebol, atrás apenas de Elías Figueroa e Pedro Rocha. Com 31 gols, ele é o quarto maior artilheiro estrangeiro do torneio, estando atrás de Víctor Aristizábal, Rodolfo Fischer e Dejan Petković.

Doval, que também é o estrangeiro que mais gols fez pelo Flamengo , faleceu prematuramente, aos 47 anos, justamente quando festejava uma vitória deste seu ex-clube, em decorrência de um ataque cardíaco, a despeito de todos os cuidados que tomava em relação à sua saúde - e que ele não deixara de manter mesmo após parar de jogar. A mesma causa já havia provocado também a morte de seu pai.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

😃 Modalidades olímpicas: Judô

Modalidades olímpicas: A esgrima